Como eu posso te ajudar?

Orientação Psicológica Online

Você sabia que é possível conversar com um psicólogo pela internet?

Agora, você não precisa enfrentar longas filas de espera e deixar de falar com um profissional por conta da distância ou falta de tempo.

A orientação psicológica online é uma orientação breve, mediada por computador,  é uma alternativa eficiente para situações pontuais nas quais a pessoa necessite de aconselhamento ou avaliação de uma determinada questão e obtenha posterior devolutiva por parte de um profissional de Psicologia.  Trata-se de uma ferramenta reconhecida e aceita pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), de acordo com a Resolução CFP n 11/2012.  A duração máxima para o atendimento psicológico online é de 20 sessões, de acordo com a legislação vigente.

 

Qual a diferença entre psicoterapia e orientação psicológica online?

A orientação psicológica online trabalha com questões pontuais e específicas, que são avaliadas e respondidas de forma breve e focada, sem maior aprofundamento, limitando-se a até 20 sessões.

A psicoterapia é um processo contínuo, de caráter exclusivamente presencial, onde se estabelece o vínculo entre terapeuta e paciente e que utiliza recursos e técnicas terapêuticas para promover o autoconhecimento e o crescimento pessoal.

PÚBLICO-ALVO

O serviço pode ser utilizado por adolescentes, adultos e casais, sendo que para menores de 18 anos é necessária autorização por escrito dos pais ou responsáveis.
 

Como funciona o sigilo para o atendimento por meio eletrônico?

O atendimento online, segue os preceitos éticos do sigilo e privacidade assim como no atendimento presencial. “O sigilo significa manter sob proteção as informações e fatos conhecidos por meio da relação profissional em que estão implicados a confiabilidade e exposição da intimidade do usuário”, segundo o Manual de Orientações: Legislação e Recomendações para o Exercício Profissional do Psicólogo do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. É importante que psicólogos e pacientes possam tomar precauções, adotar procedimentos técnicos que garantam o sigilo dos atendimentos e que reduzam a vulnerabilidade do meio eletrônico, como por exemplo utilizar antivírus nos computadores.

Programas utilizados nas orientações psicológicas online

As orientações psicológicas são realizadas pelos programas: Skype, Hangouts, através de mensagens de texto, chamadas ou ligações e bate-papo por vídeo.

Para maiores informações, entre em contato!